terça-feira, 17 de setembro de 2013

Boletim de Ocorrência de Furto ou Perda de Documentos Online

Anúncios Patrocinados:
Se você perdeu seus documentos ou foi assaltado ou furtado por alguém, veja como fazer para abrir um boletim de ocorrência online usando estas dicas do Fofocando Aki. 


Os criminosos podem utilizar seus pertences para praticar diversos crimes - e a dor de cabeça é toda sua. Veja como se proteger


É furto ou roubo?

Furto
Quando há subtração de qualquer objeto sem a utilização de violência contra a pessoa. Por exemplo, alguém que puxou a carteira do seu bolso sem você perceber. No caso de furto ou perda de documentos, você pode acessar o site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e registrar o ocorrido.

Roubo 
Caracterizado pela utilização de agressão ou ameaça grave - com ou sem uso de arma. Neste caso, não é possível resolver pela internet. Você precisará ir até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência (B.O.)

Para localizar a delegacia mais próxima, você pode acessar o site da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Roubo ou perda de talão de cheques, cartão de crédito e débito

Medida imediata
Se você não puder correr para uma delegacia na mesma hora, uma boa alternativa é sustar o cheque provisoriamente por e-mail ou telefone junto ao banco. Porém, deve ser confirmada em dois dias úteis junto ao banco (com o B.O.), para que a sustação não seja cancelada. Também informe os órgãos de proteção ao crédito, e informe os números dos cheques roubados - veja abaixo.

Na delegacia
Fornecer as seguintes informações: nome do banco, agência, número da conta corrente e a numeração das folhas do talão de cheques perdido ou furtado.

Dica para evitar o problema
Procure carregar poucas folhas de cheque e mantenha o talão separado de outros documentos pessoais.
 

Roubo ou perda de documentos (RG, CPF, CIC, CNH, etc.)

Medida imediata
No caso de roubo, vá a uma delegacia o mais rápido possível para registrar um boletim de ocorrência (B.O.). Depois informe ao SPC e o Serasa sobre o ocorrido (veja abaixo).

Se for furto ou perda, você pode registrar uma ocorrência pela internet.

Na delegacia
No caso de documentos pessoais, informe os números dos seus documentos pessoais (RG e CPF) do responsável ou representante legal. Se forem documentos do veículo, basta especificar quais foram os documentos furtados ou perdidos (CRV, CRLV, DPVAT e IPVA)

Informe o SPC e o Serasa

É importantíssimo registrar um alerta junto ao SPC e ao Serasa sobre a perda ou roubo de documentos. Assim você evitar fraudes envolvendo seu nome e seus documentos.

Para isto, basta acessar o site do Serasa e seguir as instruções. Você também pode se informar pelo telefone (11) 3373-7272.


Fonte: Márcia Alexandra Velasco Soto, advogada e consultora, especialista em direito do consumidor, direito empresarial e processo civil
Fonte: Abril
Anúncios Patrocinados:

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário


My Ping in TotalPing.com

  ©Fofocando Aqui... - Todos os direitos reservados.

Template by Ganhe Dinheiro Online | Topo  

diHITT - Notícias